Nieuport Triplano
Podia ser mais um avião, mas não é só isso, é um Nieuport Triplano, aqui construído pela empresa "MMV rcplanes".
"O modelo apresentado está entelado mas faltam os acabamentos. Optou-se por fazer os voos de teste sem pintura e sem detalhes porque naturalmente haviam algumas duvidas quanto ao seu desempenho e poder-se-iam perder as muitas horas de trabalho que ainda tem para que no final apareça como um verdadeiro modelo á escala.
A sua apresentação formal será no Bellota
Jets 2016 em Caceres - Espanha no evento que, possivelmente é o mais prestigiado
da Península Ibérica.
Para os nossos leitores publicaremos imagens do
acabamento do modelo assim como o modelo finalizado.
António Vilaça e Mário Vilaça da MMV rcplanes
A SUA HISTÓRIA
O Nieuport Triplano, feito a partir do Nieuport modelo 17 entre o ano de 1915/1916, foi feito a partir do airframe ( Fuselagem de Cauda) do Nieuport modelo 17, (imagem1), uma opção tomada pela empresa para não estar a perder tempo a desenvolver um novo de raiz.
O Nieuport Triplano, feito a partir do Nieuport modelo 17 entre o ano de 1915/1916, foi feito a partir do airframe ( Fuselagem de Cauda) do Nieuport modelo 17, (imagem1), uma opção tomada pela empresa para não estar a perder tempo a desenvolver um novo de raiz.
imagem 1
Quando a Sopwith
lançou pela primeira vez o Sopwith triplano e se verificou as suas capacidades
de voo especialmente a manobravilidade, pensava-se que quanto mais asas os aviões
tivessem mais manobráveis eram. Na realidade eles eram sim mais instáveis, o
que é certo é quase todas as marcas começaram a apostar nos triplanos, (3
Asas). A Fokker lançou o famoso Barão Vermelho, ( Von Richoften), que foi já
protagonista de vários filmes, claro a Nieuport como não queria ficar fora na
corrida contratou um especialista em telas aeronáuticas e moda parisiense para desenhar o
novo modelo triplano. Na realidade ele fê-lo com a arte e o romantismo que o
modelo tem, foram efetuados vários modelos para testes, um deles foi entregue
aos ingleses para ser testado pelos seus pilotos, eles simplesmente recusaram-no
dizendo que era perigoso e instável, tão depressa surgiu como acabou, o
Nieuport Triplano da Nieuport acabou por ai.
Na verdade o designer não estava
tão enganado quanto isso pois a configuração das asas evitava a interferência entre
elas como acontecia nos outros modelos de asas sobrepostas. Ainda foram feitas
outras configurações e testadas baseadas noutros modelos nomeadamente o modelo
19, no entanto a era dos triplanos foi abandonada, deste modelo Nieuport
Triplano (imagem2) não há registo de qualquer modelo existente a escala real que tenha perdurado
até aos nossos dias, apenas há registados documentos escritos e fotografados.
imagem 2
Entrevistado: Mário Vilaça da MMV rcplanes.
Fotografia
J. Puente
Entrevista : VAZARC
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