Foi assim o festival aéreo de Laundos 2015, com a organização do Aeroclube do Norte em conjunto com a AEROCARCONTROL de Vila Nova de Famalicão
A manha começou bem cedo com a chegada dos participantes e a montagem dos modelos
Como já é costume nestes ambientes, o brifing é importante antes que tudo come-se, apesar de praticamente já todos voarem com 2.4 ghz ainda há que use rádios de frequência 35.
Aqui SHOEL da Electron Retracts um dos grades fabricantes de trens para aviões radiocontrolados, com o seu Tomahawk Design da Viper JET, com uma turbina Merlin 80 ( Espanha )
Sr Moura com a sua CUB de 3 metros com um motor ZENOAH 80cc bi cilíndrico ( Mira )
Esquisito mas bonito este rebocador, os planadores ( PUXA )foram também em grande numero ( Espanha )
EXTRA 300 ( Espanha )
Pedro Precioso, piloto oficial da AEROCARCONTROL, como sempre este campeão impressionou com as suas manobras, pilotou o modelo EXTRA 330 SC
Aqui numa imagem que lhe é muito característica, Pedro Precioso Infelizmente atraiçoado pelo vento forte que se fazia sentir no momento, não consegue no ultimo instanta controlar o aparelho que é emporrado incredulamente para o chão.
A tarde ficou também marcada pela aterragem e descolagem de um modelo real um DINAMIC do Sr Davide de Braga
A estação televisiva PORTOCANAL esteve presente e vai emitir uma reportagem.
Júlio Ferreira, mais um piloto oficial da AEROCARCONTROL, aqui com o seu EXTRA 300 de 3 metros, um kit fabuloso da FLY FAN puxado por um DA 150cc.
O olhar atento do Team oficial da AEROCARCONTROL
Mais um modelo fantástico, desta vez Tony Arantes também ele piloto oficial da AEROCARCONTROL aqui com um ULTIMA-TUN montado com uma turbina JETCAT 160
Para alem de todo o espectáculo que foi esta tarde, este modelo um SOPWITH da I Guerra mundial pertencente a Júlio Conde, com um motor Zenoah 62cc fez um fantástico brilharete, cada voo melhor que o outro, um avião que descola em 3 metros e aterra em outros 3, fantástico este escala.
Em conversa com este piloto ele traz-me outra realidade lá de forra que já não me era estranha, no país onde mora a Alemanha diz ele que, cada concelho que se prese tem uma pista de aeromodelismo com condições como a do espaço onde estava a voar hoje, é um desporto rei, realidade que no nosso país infelizmente ainda vem muito muito longe.
Mais um fantástico modelo também ele pertencente a AEROCARCONTROL desta vez pilotado por Miguel Silva dono da loja, este sim um aparelho invulgar e único no país um TURBO RAVEN com redutora JLM feito em Portugal, é um modelo ainda em testes para ser produzido em série, está montado com uma turbina de 6kg, atinge 155 mil rotações com a redutora traduz na hélice 11 mil rotações, o modelo fez um voo excelente mostrando a sua potencia ao mais alto nível.
Mário Silva do Clube de Aeromodelismo Vale do Ave ( C.A.V.A ) também ele presente com os seus modelos construídos pelo próprio, e já badalados pela criançada pois é o avião que lança rebuçados para os mais pequenos.
Aqui a boa disposição dos participantes, onde está o Fernando ninguém para de rir, mas quando se junta o Fernando e o Tony, a casa vai abaixo.
Mais uma vez Pedro Precioso aqui numa entrevista ao Porto Canal
Menos sorte teve o piloto Espanhol CARLOS MARQUES de Ponte Vedra com o seu Extra 300 de 2.69m com um motor DLE 111cc, um voo invertido em passagem rente a pista associado a uma falha técnica do aparelho fez com que, infelizmente este modelo fica-se totalmente destruído, o facto de se deslocar a grande velocidade no momento e tendo embatido na rede de vedação do aeródromo, este foi despedaçado em mil bocados, mais sorte para a próxima. Diziam os amigos espanhóis para o confortar " mira com sorte lo montas"
Mais um modelo da AEROCARCONTROL, um KANGUROO com uma JET CAT D80, modelo pilotado por Miguel Silva, em questões de velocidade este modelo foi realmente arrepiante.
Mais um modelo do Mário Silva um B25 da II Guerra
Planador de Rui Paiva
A todos os que visitarem esta pagina, espero que tenham gostado, muitas mais fotos há mas seriam muitas para colocar aqui, se alguém quiser as fotos que vê em tamanho original basta mandar uma mail, eu envio gratuitamente, deem o vosso feedbak no questionário de satisfação, partilhem, mostrem aos amigos, esse é o contributo que vos peço pela dedicação que tenho a esta pagina e ao aeromodelismo. Fica assim a minha promessa de que, mediante as minhas possibilidades tentarei ir aos encontros que me for possível e registar estes momentos, não é fácil poder estar e visitar todos os clubes para poder levar mais alem esta modalidade que em Portugal, ainda não é fácil projetar e pedir apoios.
Muito obrigado VAZARC.BLOGSPOT
Sem comentários:
Enviar um comentário