sábado, 31 de janeiro de 2009

RECORDAR A HISTÓRIA DO LOGOTIPO DO MEU CLUBE







Foi este o modelo que me inspirou na criação do logótipo do clube de aeromodelismo que frequento o C.A.V.A, Clube de Aeromodelismo Vale do Ave, o modelo pertencia ao meu amigo Galvão, na altura, já vai á alguns anos não se sabia como seria o logótipo, um dia o professor Galvão acaba o avião e trouxe-o para voar, foi ai que surgiu a ideia, comecei a trabalhar no logo e cá esta ele o verdadeiro, o original.




UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE O MODELO Vought F4U Corsair




Em fevereiro de 1938, o Bureau de Aeronáutica da US Navy (Marinha dos Estados Unidos) publicou requisitos para propostas (RFP) de um caça bimotor e um monomotor. Para o monomotor a Marinha requisitou a maior velocidade possível, e uma velocidade de estol que não ultrapassasse 113 km/h. Um alcance de 1.610 km foi especificado. O caça teria de carregar quatro metralhadoras, ou três, com calibre maior. Teria de ter suporte para bombas antiaéreas sob as asas; essas pequenas bombas seriam, de acordo com o pensamento reinante na década de 1930, despejadas sobre formações de aeronaves inimigas.Um inusitado elemento do RFP da Marinha foi considerar desenhos com motores resfriados a líquido, em contradição à política usada desde 1927, que requeria motores resfriados a ar para aeronaves embarcadas. Do ponto de vista dos aviadores navais, os motores com resfriamento líquido tinham sérias desvantagens: eram mais pesados, mais vulneráveis, e de manutenção mais difícil.Mas no fim da década de 1930, havia uma crescente convicção no mundo da aviação, dizendo que motores radiais representavam alta penalidade em arrasto. Motores com resfriamento líquido, com suas áreas frontais menores, podiam ser instalados em uma fuselagem mais afilada. Conseqüentemente, passou a ser aceito o projeto de construir um caça com tal motor, no caso, um Allison V-1710.Esse motor foi de fato escolhido pela Bell para entrar na competição: seu Bell Model 5 Airabonita era praticamente um P-39 Airacobra com trem de pouso de roda traseira, asas maiores e estrutura reforçada. Como no P-39, o motor foi posicionado atrás da cabine, sobre as asas. O piloto se sentava na frente do motor, com um longo tubo passando por entre suas pernas para mover o propulsor no nariz. Um canhão Madsen de 23 mm (ou uma metralhadora 12,7 mm) e duas metralhadoras 7,62 mm foram instalados na parte frontal, o canhão disparando pelo propulsor.Não havia mais escolha entre os motores radiais: Seria o velho Pratt & Whitney R-1830, ou os novos Wright R-2600 e Pratt & Whitney R-2800. Esses motores radiais com refrigeração a ar tinham frente maior que o V-1710, e geravam mais arrasto. Para o R-2600 e R-2800 isso era compensado pela força gerada: enquanto o V-1710 lutava para conseguir 1.150 hp, o R-2800 esperava gerar 2.000 hp e o R-2600, 1.500 hp. Motores radiais haviam sido escolhidos pela Brewster, Grumman, Vought e Curtiss.A Grumman propôs um desenvolvimento do seu F4F Wildcat, que seria equipado com o R-2600. A Brewster, fabricante do F2A Buffalo, que tinha sido o primeiro caça monoplano da Marinha, ofereceu projetos com o R-2600 e R-2800. A Curtiss propôs desenvolver o P-36 Mohawk, a ser propelido pelo R-2600 ou R-1830. Em abril de 1938, a Vought submeteu seus dois projetos à Marinha.



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